Xu Jinghua [Sam Pa] esconde dinheiro de José Eduardo dos Santos ?
* Os melhores amigos de Dos Santos são sofisticados criminosos de colarinho branco a saber, Pierre Falcone, Xu Jinghua, Arcadi Aleksandrovich Gaydamak,Lev Avnerovich Leviev, Hélder Bataglia
Por: Prof. N’gola Kiluange
*Quem realmente é Xu Jinghua [Sam Pa] ?
Washington D.C – Filho de um revolucionário comunista chinês original, bem-conectado, Xu Jinghua tem vários nomes, a saber: Sam Pa, Sampa, Samo, Sam King, Sa Muxu, Xu Songhua, Xu Jinghua, Ghui Ka Leung.
No decurso da guerra civil em Angola, Jinghua esteve directamente ligado ao departamento de inteligência chinêsa e facilitava a prestação do serviço secreto de armas para o MPLA, em nome do governo chinês.
Era visto sempre ao lado dos russos como consultante nos arredores do futungo de belas, miramar e aeroporto militar de Luanda, segundo confirmou um dos colaboradores mais directos do General Helder Viera Dias “Kopelipa,” que preferiu manter seu verdadeiro nome em sigilo.
O seu envolvimento na nossa guerra civil ter-lhe-ia sido tão lucrativo a tal ponto de Jinghua gabar-se publicamente que a sua fatia da torta de construção em Angola valia mais de $ 30 bilhões.
Depois da morte de Jonas Savimbi, Dos Santos brindou à Jinghua “contractos obscuro” de construção em Angola, permitindo-lhe em curto espaço de tempo abrir negócios imobiliários e construção civil na China, onde criou as seguintes companhias: China Steel 20 (Zhongtie 20), Guangxi Guangxi (engenharia e construção, água e electricidade), Sichuan Nanchong, Sichuan Uingshan, Fuikan Ningde e Jinghend Internacional.
Jinghua é portador de um passaporte diplomático angolano, e havia servido de intermediário da venda do nosso petróleo ao governo chinês: comprava o nosso crude `a $50 por barril e vendia ao preço diário do mercado. Se por exemplo cada barril custava $90, menos $50, logo hvia um lucro líquido de $40.Com quem partilhava os lucros?!..
A mão de obra barata chinesa é também um negócio lucrativo para Jinghua, que através da China Sonangol e outras companhias por si criada trouxe para Angola mais de 270 mil chineses ex-reclusos. Generais e altos funcionários do Governo angolano beneficiam-se desse “business.”
Xu Jinghua foi também capaz de criar as seguintes companhias China Sonangol International Holding Ltd, Endiama China International Holding Limited, Sonangol Sinopec International Limited, Dayuan International Development Limited, Sonangol Asia Limited e New Bright International Development Limited.Sonangol Gas International Ltd.,China Sonangol International Ltd.,China Sonangol International Holding Ltd.China Sonangol Natural Resources International Ltd., China Sonangol International
Investment Ltd., China Sonangol Natural Resources International Ltd.,Sonangol Sinopec International Ltd, China Endiama International Limited, China sonangol singapore, China sonangol shanghai petroleum co ltd, China sonangol wall street, china sonangol international airlines, Endiama China International Holding Ltd,etc.
O mais triste em tudo isso é que ninguém sabe a presumível percentagem que os contruibuintes angolanos (através do governo angolano) detém em parcerias com essas companhias. Segredo de estado?
Recentemente, a China Sonangol foi acusada de traficar diamantes no Zimbabwe, mas Wee Jee Kin ,chefe de serviços jurídicos, reconheceu que a companhia só têm negócios nas minas de Catoca, segundo a 100Reporters.com.
Ainda de acordo com um relatório da 100Reporters.org, pelo menos uma vez por mês, um jato privado ,Airbus 319CJ, registrado como VP-BEX, sai da Lanseria International Airport [ Johannesburg, África do Sul], passando por aeroporto de Harare, Luanda, Singapore, Hong Kong.
O avião transporta o sr. Xu Jinghua (Sam Pa) ou seus representantes, que vai nessas cidades buscar parcelas de diamantes em bruto… “a aeronave é supostamente permitida o acesso irrestrito na África do Sul sem qualquer inspeção de carga,” informa o relatório.
Segundo um especialista de segurança privada Sul Africano, o avião parou em Luanda, sem registrar no sistema local.
Por além de ser alvo de vários processos criminais em Hong Kong, Xu Jinghua está envolvido em negócios ilícitos em Angola, Zimbabwe, Madagascar, Venezuela, África do Sul, Zambia, Tanzania,Guiné equatorial,etc.
Referências bibliográficas:
Uncovering African Agency: Angola’s Management of China’s Credit Lines
By Lucy Corkin
http://en.m.wikipedia.org/wiki/Sam_Pa
http://www.diamonds.net/News/NewsItem.aspx…
http://www.diamonds.net/News/NewsItem.aspx…
Prof. Ngola Kiluange
Washington D.C
Prof.kiluangenyc@yahoo.com
Reblogged this on Angola Transparency.
LikeLike