Angola:Terá a KGB simulado o golpe de estado no dia 27 de Maio de 1977?

1979705_280624925429786_468442006_nceeee

*Quem “finge” esquecer o seu passado, sem sarar primeiro as feridas e maldades aí cometidas, é má-fé e tanta desonestidade moral junta!
Por Prof. N’gola Kiluange

 

Washington D.C –A animosidade que a mão invisível da KGB tinha contra António Agostinho Neto espelhava-se tão friamente no circulo mais restricto dos seus agentes operativos infiltrados no MPLA.

Foi uma aversão herdada durante a rebelião contra o colonialismo portugûes… por causa das políticas governativas de Agostinho Neto ,que foram germinando um mal-estar `a KGB (Comité de Segurança do Estado da ex-U.R.S.S).

 

Os russos apanharam todos e tudo de surpresa, fingiram gostar de Nito Alves quando na verdade já tinham um plano elaborado numa das academias da KGB.

Semearam desavenças, discórdias, desgraças e maldades entre Agostinho Neto e seu ministro do Interior, Nito Alves – o segundo homem mais poderoso do primeiro Governo Angolano.
E o que se segiu foi simplesmente «horrendo, fero, ingente, temeroso» (Os Lusíadas).O cinismo russo foi tão cruel a tal ponto que enquanto as bruxas mergulharam-se num ajustes de contas fratricídio, mantiveram o seu preferido protegido bem escondido algures no país…

 

E ninguém fazia a mínima ideia que raios de animais os russos tinham no terreno – indivíduos dotados de conhecimentos sofisticados de contra-inteligência com instintos assassinos!?
Burlaram-se da bondade dos seus conterrâneos, impuseram-lhes, porém, “uma ideologia estalinista cataléptico-moribunda”[José Braz ].

 

José Eduardo dos Santos foi a preferência exclusiva que a KGB mais apostou.

 
Depois de completer a sua formação de Engenharia na Academia de Petróleo e Gás de Baku , capital de Azerbaijão, Dos Santos frequentou um curso de inteligência e contrainteligência para interceptação de sinais de comunicações, radares e transmissão de dados.
Foi nos finais de 1968 que Dos Santos e Xu Jinghua (Sam Pa)  ter-se-iam encontrado num Colégio Militar da KGB (?)Por que terão os russos preferido Dos Santos aos demais angolanos estudantes da sua época na ex-U.R.S.S?

Consta que por exemplo Pedro de Castro Van-Dúnem Loy formou-se numa das melhores universidades de Moscovo e inclusive teria frequentado também um curso de contrainteligência militar numa das academias da KGB.
Aparentemente, os russos escolheram Dos Santos por ser moralmente afável e mentalmente manipulável!?

 

Com a União Soviética mergulhada na luta crucial pela sua sobrevivência, a Russia ,trêmula em rumos politicos, conseguiu ir socorrer o regime de José Eduardo dos Santos, quando as tropas de Jonas Savimbi estavam `a porta de Luanda para tomar o poder.

Contudo, a Russia violou o embargo imposto pelas Nações Unidas às partes beligerantes em Angola, enviando p’raí os seus emissários Pierre Falcone e Arcadi Gaydamak com armas para o então governo de Luanda.

 

As pegadas do envolvimento indirecto da KGB no conflito angolano ficaram assim incontestáveis: o escândalo de Angolagate…em violação dos Acordos de Lusaka, Pierre Falcone e Arcadi Aleksandrovich Gaydamak venderam armas ao regime de Eduardo dos Santos entre 1993 `a 2000!

Mas, o  engraçado no meio de tudo isso era a presença de Xu Jinghua que, durante a  nossa guerra civil, aparecia sempre ao lado dos russos como consultante…quando, na verdade, chefiava  os serviços da contrainteligência chinesa em Luanda e vendia armas ( em nome do seu governo) ao antigo governo do MPLA-P.T.

Pelo menos, foi o que disse um dos colaboradores mais directos do General Helder Viera Dias “Kopelipa,” que preferiu manter seu verdadeiro nome em sigilo.
Entretanto, “a dada altura” da guerra civil, o poder das armas do governo de Luanda provaram não serem os únicos meios capazes de pararem o avanço da UNITA.
E eis que José Eduardo dos Santos feito de “sábio” foi `a Washington DC convencer os americanos que havia mudado de ondas ideológicas … e aproveita aí manchar a imagem do ex-protegido americano…
O antigo estudante do Colégio Militar da KGB conseguiu enganar o Ocidente, direcionando a mesma difamação ocidental destinada contra si para o seu maior rival angolano.
A armadilha deu certo, José Eduardo dos Santos aprendeu a falar rapidamente a linguagem do ocidente e fez de Savimbi a maldição da guerra civil angolana!Com Jonas Malheiro Savimbi fora do baralho político nacional, Dos Santos parecia tão vitorioso… e mesmo até nos olhos dalguns dos seus ex-inimigos!

E inclusive … outorgaram-lhe o que exigia, o título de “Pai da Nação”…E como depois da tempestade vem a bonança, em gestos de gratidão, José Eduardo dos Santos recompensou os melhores que lhe ajudaram a eliminar  Savimbi.Entre os quais, sobressaem-se Pierre Falcone, Arcadi Aleksandrovich Gaydamak, Lev Avnerovich Leviev e Xu Jinghua (Sam Pa).

Hoje, qualquer um desses indivíduos teve ou tem acesso exclusivo aos nossos recursos minerais ou erário público.Pierre Falcone e Xu Jinhua, por exemplo, são portadores de passaportes diplomáticos angolanos.

 Jinghua e Leviev  são, contudo, os que mais têm lucrado das amizades com José Eduardo dos Santos.
Jinghua foi o primeiro influente intermediário na venda do petróleo angolano ao Governo chinês; comprava muito barato o nosso crude e … revendia-o a preços mais altos.
A tendência crescente do preço do petróleo entre 1994 e 2002 dificulta estabelecer com clareza os lucros obtidos por Jinghua e Dos Santos nas negociatas petrolíferas ilegais  com a China nesse período de tempo.
Se hoje nos interrogamos como Isabel dos Santos conseguiu tanto dinheiro (em curto espaço de tempo nas suas negociatas diamantíferas com Lev Avnerovich Leviev) , o mesmo podiamos questionar como um antigo operativo da secreta chinesa  durante a nossa guerra civil foi arranjar fundos  para criar as  seguintes companhias :China Sonangol International Holding, China Sonangol Finance International Ltd.,China Sonangol Gas International Ltd.,China Sonangol Natural Resources International Ltd., China Sonangol International Investment Ltd., China Sonangol Natural Resources International Ltd.,Sonangol Sinopec International Ltd, China Endiama International Limited, China Sonangol Singapore, China Sonangol Shanghai Petroleum Co Ltd, China Sonangol Wall Street, China Sonangol International Airlines, Endiama China International Holding Ltd,China International Fund Limited (CIF),Ediama Sonangol, etc., China Angola Oil Stock Holding Ltd,Dayuan International Development Limited, Sonangol Asia Limited e New Bright International Development Limited?

 

E sem duvidas algumas que a velha guarda da ex-KGB, protegida de pessoas bem encostadas ao Kremlin de Vladimir Putin, e as mãos poderosas associadas ao Partido Comunista Chinês (PCC)  continuarão a manter José Eduardo dos Santos (ou seu substituto preferivel) no poder, tanto quanto este sirva sempre os seus respectivos interesses em Angola.

Prof. Ngola Kiluange
Washington D.C
Prof.kiluangenyc@yahoo.com

Author: angolatransparency

-Impulsionar os cidadãos angolanos a questionarem como o erário público é gerido e terem a capacidade de responsabilizar os seus maus gestores de acordo com os princípios estabelecidos na Constituição da República --Boost the Angolan citizens to question how the public money is managed and have the ability to blame their bad managers in accordance with the principles laid down in the Constitution of the Republic-------------- Prof. N'gola Kiluange (Serafim de Oliveira)

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: