Angola: quem goza da proteção e benefícios da máfia chino russa em Angola?

72313886*Angola:ambição desmedida de Dos Santos vs. ameaça constante da guerra civil
* Quem goza da proteção e benefícios da máfia chino russa em Angola?
 
Por Prof.N’gola Kiluange
Washington D.C –Sob a chefia de José Eduardo dos Santos, a máfia apoderou-se da nossa presidência da República pela força das armas – semeou um sistema de terror subtil e corrupção em todas as instituições estatais!
Dos Santos, antigo estudante do Colégio Militar da KGB,foi o responsável pelos serviços de contra-inteligência de telecomunicações do MPLA, liderado por António Agostinho Neto na luta contra o colonialismo português.
Naturalmente que este cargo o tera permitido influenciar as decisões e soluções tomadas por Agostinho Neto, na forma de operação da guerrilha e nomeação de chefias…
Até que ponto Eduardo dos Santos tera conspirado nos trágicos eventos conduzentes à chacina do 27 de Maio de 1977 e consequentemente na morte suspeita de envenenamento do nosso primeiro Presidente da República – só o tempo dirá!
Mas, é legítimo, por exemplo, questionar o seu paradeiro nesse dia… e, aliás, as suas funções de chefia da comissão de inquérito para averiguar a dissidência dentro do MPLA em 1976 haviam sido fortemente contestadas pelos visados – Alves Bernardo Baptista (Nito Alves) e José Van-Dúnem!
Assim, a sua ascensão à presidência da República e do MPLA, logo após a morte de Agostinho Neto, tera apanhado muita gente de surpresa …e muitos que lhe teriam ajudado a chegar ao poder acabaram mais tarde na miséria e no desamparo… e outros ainda tiveram mortes misteriosas…
Com todos possíveis obstáculos marginalizados ou neutralizados, Dos Santos aumenta autoridade e concentra em suas mãos todos os poderes do Estado…
Para fortalecer ainda mais a sua governação e torná-la incontestável dentro de quaisquer estruturas estatais nacionais, MPLA e ou partidos da oposição, sociedade civil,etc., o Presidente da República recorreu-se aos serviços de ex-afiliados da KGB, nomeadamente Arcadi Aleksandrovich Gaydamak, Lev Avnerovich Leviev, Xu Jinghua, Pierre Falcone,Hélder Bataglia dos Santos…
Oficialmente, assim,Eduardo dos Santos usurpou-nos o princípio da dignidade da pessoa humana, amaldiçoou-nos os corações e almas, prostituiu a constituição e “mafializou” todo nosso aparelho de Estado…
Burlou-se da ingenuidade dos seus próprios companheiros de luta e não só… criando-lhes uma imagem rosada sobre a necessidade de existência duma classe burguesa nacional, através da «acumulação primitiva de capital»…
Toda a ideia contrária a esse princípio acabou no manicómio, isolamento, exílio, forçado ou voluntário, assassinato premeditado…
A armadilha parece ter produzido resultados incalculáveis e inesperados em curto espaço de tempo… enquanto o “Chefe” desenhava planos de desfalque de grande envergadura do nosso erário público com a máfia chino russa, os seus discípulos lutavam por cargos governamentais,residências privadas ou estatais,obtenção de empreendedorismo de subsistência…
Aqueles que mais se destacaram nos serviços especiais prestados a Presidência da República foram recompensados com funções públicas distinguíveis, abonos financeiros e materias….
Desse grupo sobressaem ex-agentes activos ou inactivos dos aparelhos repressivos do Estado que cometeram crimes em nome do Presidente da República, alguns dos quais ainda hoje ocupam cargos de relevância na nossa Administração Estatal.
A esses juntam-se também outros que, nos desempenhos das suas ocupações públicas, desviaram do cofre nacional avultadas somas de dinheiro.
Qualquer um desses indivíduos não está em condições de questionar a liderança do actual chefe do Governo ou partido no poder por serem seus próprios cúmplices ,passivos ou activos, de todos os crimes cometidos em nome da preservação do status quo!
Hoje, por exemplo, quando se diz que o MPLA é o único partido político que “está preparado para continuar a governar os destinos do povo angolano” (Roberto de Almeida), equivale a dizer que nenhum outro poderá ter a mesma proteção e benefícios da máfia chino russa.
E é precisamente aqui onde reside o maior perigo da nossa estabilidade social – está condicionada ao desfecho de certos “condicionates internacionais” e corre o risco de trilhar o mesmo caminho que a Síria…
Faltam quinze meses para o fim do mandato da administração Obama… e enquanto isso, Eduardo dos Santos faz o compasso de espera no resultado da crise do regime de Damasco para então prosseguir com o plano de ser substituido pelo seu próprio filho.
Se Putin for capaz de continuar a “amamentar” o seu único protegido no Médio Oriente até à partida de Obama, o líder do partido no poder do último bastião da Rússia em África aproveitará essa oportunidade para “ batotar” as próximas eleições gerais e certificar-se que a transição de poder (de pai para filho) decorra sem algum recalque!?
Contudo, a falsa promessa de «acumulação primitiva de capital» alienou muitas almas ingénuas dentro e fora do MPLA – de tal modo que as suas respectivas filiações à máfia dirigida por Eduardo dos Santos fê-los coniventes de todos presumíveis crimes orquestrados pela Casa Civil da Presidência da República.
Por exemplo, grande parte dos fundos açambarcados da nossa caixa forte – avaliados em mais de 85 bilhões de dólares – estão invertidos no “The 88 Queensway Group” e variás subsidiárias: Ediama Sonangol, China Sonangol Finance International Ltd.,China Sonangol Gas International Ltd.,China Sonangol International Ltd.,China Sonangol International Holding Ltd.China Sonangol Natural Resources International Ltd., China Sonangol International Investment Ltd., China Sonangol Natural Resources International Ltd.,Sonangol Sinopec International Ltd, China Endiama International Limited, China sonangol singapore, China sonangol shanghai petroleum co ltd, China sonangol wall street, china sonangol international airlines, Endiama China International Holding Ltd,etc.
Quer essas companhias como a Escom ( constituida por Espírito Santo e Hélder Bataglia em 1993).. e tantas outras… foram criadas com fundos provenientes directa ou indirectamente da Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola, Sonangol.
E o repugnante em tudo isso é que nenhuma dessas empresas jamais partilhou os seus lucros com a suposta «empresa-mãe» – Sonangol! E por sinal, muitas das quais ainda são detentoras de contratos multimilionários com o regime de Eduardo dos Santos…
Não obstante os esforços do Presidente da República para se perpetuar no poder,cabe a nós escolhermos os nossos legítimos representantes e como queremos ser governados – e não o contrário!
Está em causa a segurança social de mais de 22 milhões de almas e a reposição da credibilidade moral das suas estruturas estatais…
Logo,a alternativa mais plausível nesse momento seria a realização de uma conferência nacional com a participação de todas as forças vivas desta nação para dissuadir quaisquer pretensões ou “supostos” ajustes de contas e criar mecanismos para a transição pacífica de poder – baseando-se no princípio de irmanidade, respeito mútuo , discussão franca e aberta!?
A escolha é nossa!
Prof. N’gola Kiluange
Prof.Kiluangenyc@yahoo.com
Washington D.C

Author: angolatransparency

-Impulsionar os cidadãos angolanos a questionarem como o erário público é gerido e terem a capacidade de responsabilizar os seus maus gestores de acordo com os princípios estabelecidos na Constituição da República --Boost the Angolan citizens to question how the public money is managed and have the ability to blame their bad managers in accordance with the principles laid down in the Constitution of the Republic-------------- Prof. N'gola Kiluange (Serafim de Oliveira)

One thought on “Angola: quem goza da proteção e benefícios da máfia chino russa em Angola?”

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: